O Louco


Se tem uma carta do Tarô que sempre me deixou inquieta e pensativa, é "o Louco". Que carta medonha!
Tentando interpretar as várias representações dessa carta, chego sempre a mesma conclusão, trata-se de um jovem à beira de um precipício. Mas o que mais me incomoda não é isso, e sim as feições do rosto. Não vejo medo, pânico, desepero. Muito pelo contrário, vejo uma postura repleta de destemor, um espírito livre e cheio de coragem.

Intrigada com tudo isso, lembrei-me de uma crônica de Gibran Kahlil Gibran que eu acho fascinante.

O Louco

Perguntais-me como me tornei louco. Aconteceu assim:

Um dia, muito tempo antes de muitos deuses terem nascido, despertei de um sono profundo e notei que todas as minhas máscaras tinham sido roubadas – as sete máscaras que eu havia confeccionado e usado em sete vidas – e corri sem máscara pelas ruas cheias de gente gritando: “Ladrões, ladrões, malditos ladrões!”

Homens e mulheres riram de mim e alguns correram para casa, com medo de mim.

E quando cheguei à praça do mercado, um garoto trepado no telhado de uma casa gritou: “É um louco!” Olhei para cima, para vê-lo. O sol beijou pela primeira vez minha face nua.

Pela primeira vez, o sol beijava minha face nua, e minha alma inflamou-se de amor pelo sol, e não desejei mais minhas máscaras. E, como num transe, gritei: “Benditos, benditos os ladrões que roubaram minhas máscaras!”

Assim me tornei louco.

E encontrei tanto liberdade como segurança em minha loucura: a liberdade da solidão e a segurança de não ser compreendido, pois aquele que nos compreende escraviza alguma coisa em nós.

Comentários

  1. Como aquela balada...
    "Dizem que sou louco
    Por pensar assim
    Se sou muito louco
    Por eu ser feliz
    Mas louco é quem me diz!
    E não é feliz!
    Não é feliz...
    Se eles são bonitos
    Eu sou Sharon Stone
    Se eles são famosos
    I'm Rolling Stone
    Mas louco é quem me diz!
    E não é feliz!
    Não é feliz...
    Eu juro que é melhor
    Não ser um normal
    Se eu posso pensar
    Que Deus, sou eu..
    Se eles têm três carros
    Eu posso voar
    Se eles rezam muito
    Eu sou santa!
    Eu já estou no céu
    Mas louco é quem me diz!
    E não é feliz!
    Não é feliz...
    Eu juro que é melhor
    Não ser um normal
    Se eu posso pensar
    Que Deus, sou eu...
    Sim! Sou muito louca
    Não vou me curar
    Já não sou a única
    Que encontrou a paz
    Mas louco é quem me diz!
    E não é feliz!
    Eu sou feliz!..."

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Notas sobre ela

Sobre encontros e tempestades

Azeites Aromaticos