De não saber o amanhã


Me entusiasmo com o não saber. Não saber o que vem depois da curva, não saber se o dia vai ser chuvoso ou ensolarado, não saber as previsões para o ano que chega devagar. Enfim, não saber o dia de amanhã. Às vezes a gente precisa dar um basta nessa certeza perturbadora. Quando se sabe demais das coisas, não existem surpresas. E eu acho que é esse "não saber" que faz a vida ser interessante.

Até dois anos atrás eu "sabia" exatamente que rumo tomaria a minha vida. Jamais passaria pela minha cabeça a possibilidade de mudar de cidade, abandonar certos vícios e medos, enfrentar perdas lamentáveis e até mesmo, encontrar o verdadeiro amor escondido numa antiga amizade. Ah o amor!!!...essa raposa! Quanto mais se corre atrás, mais distante se está. Mas quando menos se espera, lá esta ele, de mansinho conquistando seu lugar em nossas vidas.

Quantos acontecimentos inesperados em um pequeno intervalo de tempo!Quantas surpresas! Algumas não muito boas, mas elas tiveram um papel importante no meu processo de crescimento, compreensão e desapego.

Hoje estive pensando por alguns minutos, no tempo, na vida, no acaso e no destino. E diante disso, conclui que metade de mim é felicidade - frente as novas possibilidades e desafios que serão lançados - e a outra é paciência - afinal é preciso dar tempo ao tempo. A vida precisa concluir seu ciclo natural, sem apressar nada.

Entretanto, diariamente o sol rasga delicadamente o breu da madrugada com milhares de lâminas douradas, amanhece mais um dia. É hora de enfrentar o que vem pela frente, e sabe lá o que novo dia nos reserva.

"A cada manhã, exijo ao menos a expectativa de uma surpresa, quer ela aconteça ou não. Expectativa, por si só, já é um entusiasmo. Quero que o fato de ter uma vida prática e sensata não me roube o direito ao desatino." (Martha Medeiros)

Comentários

  1. Não vos preocupeis, com o dia de amanhã
    Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. Ora, não valeis vós mais do que elas? Quem dentre vós, com as suas preocupações, pode acrescentar um só covado à duração de sua vida? E com a roupa, por que andais preocupados? Observai os lírios do campo, como crescem, e não trabalham e nem fiam. E, no entanto, eu vos asseguro que nem Salomão, em toda sua glória, se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que existe hoje e amanhã será lançada ao forno, não fará ele muito mais para vós, homens fracos na fé? Por isso, não andeis preocupados, dizendo: Que iremos comer? Ou, que iremos beber? Ou, que iremos vestir? De fato, são os gentios que estão à procura de tudo isso: vosso Pai celeste sabe que tendes necessidade de todas essas coisas. Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas. Não vos preocupeis, portanto, com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã se preocupará consigo mesmo.
    A cada dia basta o seu mal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Notas sobre ela

Sobre encontros e tempestades

Azeites Aromaticos