Da descoberta do dia

O dia amanheceu antes do combinado, às 5 da manhã. Levantei, tomei café da manhã, me despedi do Marcelo - que tinha voo marcado para Porto Alegre naquela segunda-feira nublada. Voltei para o quarto do hotel, me enfiei embaixo das cobertas e dormi até às 10:00 da manhã. Agora sim, o dia havia amanhecido, a preguiça era imensa, mas o silencio ensurdecedor daquele quarto me fez calçar o tênis, enrolar com pressa o cachecol no pescoço e sair à procura de algo motivador para fazer.

Atravessei a praça, agora, sem muita pressa. Liguei para a minha mãe. Liguei para minha irmã. Chorei de rir, e chorei de saudades também. Liguei para minha amiga. Liguei para minha avó. Enquanto falava no celular, observei curiosa um coreano brincar com seu poodle teimoso. Fui ao mercado mais próximo e passei 2 horas fazendo compras desnecessárias: lasanha congelada, yakisoba congelado, cupnoodles de todos os sabores, chocolate meio amargo (55% de cacau), duas garrafas de vinho seco, creme de hidratação intensiva para o cabelo, pipoca para microondas, e água (isso, definitivamente, era muito necessário). Já estava indo para o caixa,
quando me deparei com uma preciosidade perdida no meio dos livros de auto-ajuda, "Fora de mim - Martha Medeiros".Sim, era exatamente isso que eu precisava. Um bom livro e um copo de vinho.Pintei as unhas de vermelho, pra espantar a tristeza e me entupi de calorias, com uma porção gigante de filé com fritas. Pensei duas vezes, e infelizmente tive que desistir da tentadora idéia de adotar um filhote de gato siamês, afinal não sabia se a política do hotel permitiria tal ato. Desisti também de comprar um bonsai, pois faltava mão e força pra carregar todas as compras. Acessei meu facebook, meu gtalk, meu msn. Insisti para ver a Pepa (minha gata persa) na webcam, enquanto conversava com a minha mãe. E descobri que a Pepa continua com a mesma cara de sono e aquele olhar de desprezo, encantador (rs). Chorei.

Fui ao terraço do Hotel, e fiquei com medo de ficar sozinha lá. Desci, conversei com a camareira. Baixei vários joguinhos no notebook. Liguei a Tv, liguei o som, ascendi todas as luzes. Abri, sem muito esforço, a garrafa de vinho, começei a ler o livro.

E no final do dia, descobri que ainda não aprendi a lidar com o vazio da solidão.